sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

The Creation - We Are The Paintermen (1967)



The Creation ficou conhecido como "a banda pscodélica britanica que só gravou um Lp", e talvez até por comentarios desse tipo a banda acabou se tornando "cult", já que se auto-destruiu, fugindo do destino de lançar discos e se tornar funcionario da insdustria musical, o que leva a crer que já havia um amor pelo movimento underground já em tempos de flower-power. Surgiram quase que instantaneamente que o Pink Floyd e ainda assim com o apoio do produtor Shel Talmy que trabalhou nos primeiros anos do The Who quando nessa época Pete Townshend teria sugerido que o guitarrista Eddie Phillips entra-se como segundo guitarrista em sua banda mas ele optou por montar a sua. Phillips tinha uma boa pegada para power-acordes e uso de feedback, alem de ter na manga boas harmonias bem ao estilo britanico. A banda emplacou os hits "Making Time" e "Painter Man". E entre 66 e 68 fizeram turnes longas na Alemanha mas em compensação na Inglaterra a coisa ficou um pouco dificil devido ao numero de bandas talentosas que surgia naquela ocasião como Tomorrow e Soft Machine. Outro detalhe é que o futuro Rolling Stones Ronnie Wood chegou a ser um membro na banda por um curto tempo, mas especificamente nos ultimos meses de 68, quando a banda encerrou suas atividades, sendo que outro musico que colaborou com algumas gravações foi o tecladista Nicky Hopkins, membro oculto dos Stones.
O disco "We Are the Paintermen" surpreende pelo grande numero de canções autorais e pelo bom entrosamento dos musicos que sem duvida expõe mais guitarras, e curiosamente, antes que Jimmy Page toca-se guitarra como se fosse violino, como fez no ultimo ano dos Yarbirds, Eddie Phillips ja havia feito essa tal experiencia, mas não levou fama com isso. Seu som éra baseado nas bandas folk-rock como Buffalo Springfields com os melhores momentos hard dos Yarbyrds, não que fosse influenciado por essas bandas, já que elas surgiram meio que no mesmo momento, mas é interessante saber como a soma de Blues Elétrico, Folk e Rock basico davam elementos necessario para criar um novo estilo musical. E em se tratando de que o pscodélico foi a "encarnação anterior" do que seria rock-progressivo, é bom lembrar que a safra de bandas nesse padrão foi mais frutifera na Inglaterra no início e só depois apareceu nos EUA. Para esse registro o Creation gravou apenas 03 covers ("Cool Jerk," "Like a Rolling Stone," "Hey Joe") e as outras faixas em sua maioria não deixa duvida da supremacia de Phillips como compositor. Infelismente depois que a banda acabou, Phillips foi trabalhar como motorista de onibus e os demais integrantes tambem acabaram terminando suas atividades musicais por ai mesmo.
Uma das mais conhecidas, "Making Time" ja mostra por que as comparações com bandas como The Who e Small Faces eram evidentes. No geral, boa faixa, mas é bem ao estilo "Mod". Já em "Try and Stop Me" lembra coisas de Lennon nos Beatles na fase anterior a Revolver, não é nada de excepcional perto das outras faixas, sendo uma das mais pop por sinal. "Painter Man" é sem duvida uma das melhores ja que lembra muito Syd Barret com seus discos lisergicos pós-Pink Floyd. "Biff Bang Pow" outra boa faixa apesar de cair um pouco no cliche de rock de festa. "If I Stay Too Long" uma balada lembrando um Eric Burdon sonolento, mas não deixa de ser interessante.
O disco inclusive foi relançado com reclamações de fã que acharam que a qualidade estava sofrivel perto de remasterizações de outros discos. Mas vale a pena conferir ainda assim, para sabermos o quanto este periodo, pré-woodstook foi crucial para a sequencia do que seria o rock na decada seguinte.

1.Cool Jerk (Storball) - 2:20
2.Making Time (Phillips/Pickett) - 2:57
3.Through My Eyes (Garner/Phillips) - 3:06
4.Like a Rolling Stone (Dylan) - 2:59
5.Can I Join Your Band (Pickett) - 3:04
6.Tom Tom (Garner/Phillips) - 2:56
7.Try and Stop Me (Phillips/Pickett) - 2:27
8.If I Stay Too Long (Garner/Phillips) - 3:23
9.Biff, Bang, Pow (Phillips/Pickett) - 2:25
10.Nightmares (Phillips/Pickett) - 3:12
11.Hey Joe (Roberts) - 4:09
12.Painter Man (Phillips/Pickett) - 2:53
13.How Does It Feel to Feel (Garner/Phillips) - 3:04
14.Sylvette (Garner/Phillips) - 2:43
15.I Am the Walker (Phillips/Pickett) - 2:47
16.Ostrich Man (Phillips/Pickett) - 2:58
17.Sweet Helen (Pickett) - 3:01
18.Life Is Just Beginning (Garner/Phillips) - 3:23
19.For All That I Am (Friedland/Kahan) - 3:09
20.Midway Down (Shapiro/Wonderling) - 3:02

http://sharebee.com/bb6d1666