sexta-feira, 1 de maio de 2009

Billy Joel


Confesso que fiquei meio bolado de abrir um 'boteco' com a proposta de que cada sócio pudesse mostrar o seu 'Lado B' musical. Não que a proposta não fosse boa, muito pelo contrário. É que, desde a inauguração do G&B, a minha prerrogativa foi exatamente esta; no entanto, entre a intenção e a concretização vai uma enorme distância e acabei por privilegiar mais alguns gêneros que outros. Então, como este post de Billy Joel provavelmente foi o que gerou mais controvérsias, preguiçosamente resolvi trazê-lo para cá. Os próximos já serão inéditos, prometo.

Sendo assim, vou dedicar este meu primeiro gole ao meu irmãoSinho de fé, brenfeiro camarada Maddy Lee, um fã inconfesso de Billy Joel. Segundo soube, sempre na surdina para que não descobrissem sua admiração pelo talentoso ítalo-americano, chegou a criar para 'Honesty' um belíssimo arranjo para violino. Play It Again, Maddy!

No mais, um brinde caloroso a todos os sócios do boteco e, ressuscitando um velho grito de guerra lá do G&B,

VAMU FAZÊ FUMAÇA!!!!!

Sei que estou correndo um sério risco de apedrejamento ou linchamento em praça pública ao disponibilizar uma compilação -made by G&B, o que já é garantia de escolha criteriosa de material (a minha modéstia me impressiona)- deste excelente cantor/compositor/pianista (e multi-instrumentista, porque não?). Contudo, só reagirá assim quem realmente não conhecer BILLY JOEL ou, se tanto, conhecer parte do seu 'lado a' -que é espetacular, diga-se de passagem.
BILLY JOEL nasceu William Martin Joel em 1949, no Bronx, NY, mas cresceu em Long Island e é um dos poucos artistas a ter, desde o lançamento de seu primeiro álbum em 73 (aliás, segundo, mas esta história é mais para a frente), 10 enormes sucessos em sua carreira musical (pouco mais de 20 anos), além de ser ganhador de 6(!!!) Grammy. A qualidade de Joel é admirada por, entre outros, Elton John, Stevie Winwood, Bruuuuce Springsteen e Paul McCartney. Este último confessou ser 'Just The Way You Are' (admita, vá...é uma sonzeira!) uma das poucas canções fora de sua lavra que gostaria de ter escrito.
A história do cara se desenvolveria de maneira tradicional como um conto de natal americano do tipo jovem-talentoso-toca-em-bares-e-várias-bandas-até-estourar, mas tem pelo menos três curiosidades:
1.Apesar de nunca ter oficialmente concluído o ensino médio, por estar pendurado em inglês e já totalmente comprometido com a música, 25 anos depois sua antiga escola entregou-lhe o diploma de conclusão. Parece piada que um letrista tão talentoso tenha sido reprovado em tal matéria;
2.Seu primeiro álbum, de 71, foi masterizado com a velocidade alterada e, devido a isso, foi um fracasso de vendas. O efeito era de um Lp 33¹/³ rpm tocado em 45 rpm. Foi relançado em 83, desta vez sem o efeito pato donald e com adição e/ou subtração de elementos, mas o desempenho foi pífio, até porque Joel não avalisou o projeto;
3.Foi o primeiro a cantar 'Back In The USSR' na Rússia.
O resto é a história de um vencedor que, em 94, decidiu por retirar-se do showbiz.
Neste best of, em 3 partes cronologicamente ordenadas, procuro 'narrar' esta trajetória que, além dos hits de costume, está recheado das pérolas mais obscuras de cada álbum. É justamente este 'lado b' cheio de harmonias sofisticadas ora jazzy, ora folk, ou rock/boogie/blues, às vezes épico, que surpreende. Baixe sem medo. Surpreenda-se também.

1 2 3


Originalmente postado no Gravetos & Berlotas

22 comentários:

DAGON disse...

Só conheço seis músicas de Billy Joel e gosto de todas, vou apostar que o bagulho é dubom e vou levar tbm.

Valeu Edson.

Big clash disse...

O Billy é bacana...Desce mais uma.
Valeu Berlota.
Abraços.

Ju disse...

Fala Edson

Também confesso que conheço muito pouco ou quase nada do som do cara, mas agora entre um brinde e outro dou um jeito nisso!

Bjus

woody disse...

O feinho, se a idéia era colocar aqui coisas q normalmente não se encontram nos blogs de origem vc começou muuuuuuito mal.

Porra meu, tinha que ser o chato do Billy Joel!!!!! É só te dar uma chance e la vem vc com o Billy. Por que vc não mandou um Zé Quetti ou Genival Lacerda, ai vc ganharia em originalidade (pois nunca vi esses sons no seu blog), além de serem sons mais bacanas que o Joel.

Eu sei que a maioria aqui talvez não concorde, mas a eu nunca fui maioria mesmo!

De qualquer forma, tá valendo assim mesmo! Afinal vc não está fazendo isso para me agradar...a iniciativa é boa...vida longa ao novo blog!

Abraço,
WOODY

woody disse...

Hahhhh! Me manda uma Serra Malte e uma purinha p quebrar o gêlo!

Eiiitaaaa!!

Edson d'Aquino disse...

E nem vai ver, Woody. Apesar de respeitar Genival e Zé Keti, jamais compraria ou gastaria meu tempo escutando discos deles na íntegra. De qq maneira, tanto lá como aqui, vai ficar valendo o 'Só posto o que gosto'. Se vc tivesse se dado ao trabalho de ler o texto de introdução, saberia q deixei claro q muitas das postagens feitas no G&B se encaixariam perfeitamente por aqui pois ambos os blogs têm, basicamente, uma proposta muito semelhante.
E posso até ser feinho -aliás, bem feio- mas a lista de celebridades gostosas ali pelos 80 que passaram pelo meu rodo...xá pra lá.
[]ões

Edson d'Aquino disse...

Gallera, Billy joel é um craque mas como qq música existe uma boa hora pra ser degustado. Por falar nisso, tá na hora de pedir mais uma 'gelada'. Ô Genésio, traz mais uma daquelas grudadas na parede do freezer!
[]ões a todos

Lawrence David disse...

Ele até lembra o edson, fisicamente.Façam uma face in hole pra essa ... hahahahaha

Marcello 'Maddy Lee' L. disse...

Esse aí é excelente pra depois de ter tomado todas e mais algumas, porque no dia seguinte não haverá jeito de lembrar que escutou aquilo e até gostou... rsrsrsrsrsrsrs
A gente sacaneia o Edson por causa do BJ, tudo bem, é até compreensível, mas o cara realmente tem algumas músicas muito boas, só não acho que tenha o suficiente pra 3 (!!) discos... hehehe

Valeu!
ML

Marcello 'Maddy Lee' L. disse...

Esqueci...
Véi, até teria criado um arranjo de violino, sim, mas só se conhecesse a música... rsrsrsrs
Abração, irmãoSinho!
Valeu!
ML

woody disse...

Pô grande não me leva a mal, mas eu só entrei aqui motivado pelo seu convite (ou principalmente pelo) e não tem Deus nem Capeta que me faça gostar do Joel, por isso seu post foi um balde de água fria, mas a minha cobrança foi em cima deste texto:

"Este Blog é uma iniciativa conjunta dos blogs parceiros com o intuito de compartilhar nossos gostos musicais extremos, que estejam fora do universo de nossos blogs. Todos ouvimos outras coisas e aqui você terá discos de todos os estilos".

Ai vc me responde que a proposta aqui é a mesma de lá. Caramba irmão, mas isso não faz o menor sentido!!!

Bão... esquenta não, q eu tb não esquento por aqui, tenho certeza que vc ainda vai mandar aqueles posts que só vc descola, Equanto isso não rola... nóis sacaneia!Afinal, para q servem os amigos?

Gran []
WOODY
P.S.: Manda uma tequila dupla!

DAGON disse...

Hahahaha, Woody resolveu pegar no pé do Edson, rs.

Bem minha mulher já intimou pra baixar o Billy Joel e tá na fila, como disse tudo que conheço eu gostei, e desce mais uma Zaqueu.

Marcello 'Maddy Lee' L. disse...

Galera, o Woody não vai participar da bagaça? Só agora é que me toquei disso...
Porra, Woody, vem postar outras coisas por aqui também, ô maluKo!
Abração!
ML

Edson d'Aquino disse...

Woody, com certeza, este NÃO foi o meu convite. Como disse, tudo que eu postar por aqui poderia perfeitamente ser postado lá no G&B pois nunca me propus a seguir uma linha por lá. Por questões de preferência, apesar de nunca ter me considerado 'roqueiro', o G&B segue uma linha mais roquenrou mas rola Prince, Paulinho Guitarra, Pepeu, Paulo Rafael, Moacir Santos, Djalma Ferreira, Eumir Deodato, Marcos Valle, João Donato, Juan Martin, Al Di Meola, Raspberries, A Cor do Som, Bill Withers, Funk 70 e...Billy Joel, entre otras cositas más. Como podes ver, tem lado B, C, D, E,...
Inclusive, qdo convidado a participar da sociedade nessa birosca, deixei claro que poderia haver choques nessa coincidência de propostas. Por aqui, o máximo q posso fazer é tentar radicalizar mais nas 'podreiras', hehehe. Mas, pode deixar q chinezinha chatinha cantando um pretenso jazz muderninho não vai rolar. Também tenho certeza q vc pode fazer mais do que isso.
E, Zaqueu, desce outra geladaça pra rebater.
[]ões

woody disse...

Ah Hahhhh! Então vc viu o post da Akiko e caiu no estereótipo!!! Então tá! Desafio-te a baixar um disco da "chinezinha chatinha cantando um pretenso jazz muderninho" (by the way: ela é japonesa e a maioria das músicas são Standards) e quero ver se vc vai ter essa mesmo opinião. Sabendo do seu gosto eu tenho quase certeza que não, vai lá e confere se tu homem!!!! O Billy Joel eu conferi várias vezes antes de afirmar categoricamente q não me agrada. Por acaso vc ouviu algum trabalho da "chinezinha chatinha cantando um pretenso jazz muderninho" antes de afirmar isso?

Mas amigo, acho que vc está levando isso muito a sério, vc não precisa me dizer o que rola no G&B, porque eu sei muito bem e sou um grande fã do seu blog. Eu apenas achei que vc iria surpreender colocando coisas que eu não esperava ver lá no G&B. Qdo vi o Joel, não foi nenhuma surpresa porque sei que vc é fã do cara, e justamente por isso resolvi tirar uma onda. Agora se isso te ofendeu de alguma maneira. Minhas mais sinceras "DESCULPAS", essa não foi a minha intenção!

Aê foi maus, de agora em diante vou ficar na minha.

Abraço,
WOODY

DAGON disse...

Qual é Woody ta bebo mano? Ae vou chamar os bebuns pra te desafiar pra uma porrinha, hahahaha, quem ganhar leva um Ruliou Inglesias (sic) de presente meu, hahahahaha.

DAGON disse...

Ah Woody se liga nas palavras do Edson abaixo:

"Confesso que fiquei meio bolado de abrir um 'boteco' com a proposta de que cada sócio pudesse mostrar o seu 'Lado B' musical. Não que a proposta não fosse boa, muito pelo contrário. É que, desde a inauguração do G&B, a minha prerrogativa foi exatamente esta; no entanto, entre a intenção e a concretização vai uma enorme distância e acabei por privilegiar mais alguns gêneros que outros. Então, como este post de Billy Joel provavelmente foi o que gerou mais controvérsias, preguiçosamente resolvi trazê-lo para cá. Os próximos já serão inéditos, prometo."

Essa contestação não tem nenhuma razão de ser. Fala sério maluco a gente ta aqui apenas pra se divertir e NUNCA arrumar problema, se for o porre vou pedir ao Zaqueu pra não te servir mais.

Abs.

Anônimo disse...

Mas tinha que ser o Edson pra desafinar esse boteco...Só posta o que gosta? Então,o seu lugar é no teu blog. Fica por lá...

Leugim

Edson d'Aquino disse...

IIIhhhhh, até o troll nº1 da grande rede apareceu. Uma vez penetra, seeeeempre penetra. Ô animal, esse boteco também é meu!
Não se mete em papo de quem pode mais q vc. Eu e Woody somos parceiros antigos e alguns discursos mais inflamados sempre irão rolar, mas continuarão longe do seu chiqueiro. Cuidado com a gripe suína, hein!?
Nosso segurança Paulão 7 Palmos, gentilmente cedido pelo Miguelito, lhe mostrará a porta da rua.
Passar bem!

Edson d'Aquino disse...

Ô da madeira,
Na verdade, eu trouxe esse post do BJ pra cá por 2 motivos:
1. falta de tempo de procurar uma podreira q eu gostasse (e gosto de várias!) pois essa pocilga foi idealizada e montada em tempo recorde e em meio a 1 semana atribuladaça no trabalho. E como esse post gerou alguns comentários lá no G&B questionando meu, digamos assim, bom gosto, considerei-o apropriado; 2. sacanear o Maddy, hehehe, q também não suporta BJ.
A partir de agora, sim, vou privilegiar postar meu 'lado z' -os outros eu já posto lá no G&B, pô!-, um material mais inusitado e não necessariamente de 'auto níveu'.
O Maddy, como eu, também terá problemas pois também tem essa mesma proposta n'O Pântano. O belíssimo post da OST do 'Before The Rain' poderia muito bem ter sido feito lá pois casa perfeitamente com a proposta do delicioso mangue dele, hehehe. Então, não se assuste com o q vou postar por aqui, hehehe. BJ vai parecer Mahler! hehehe
Agora, paga uma gelada enquanto aperto um 'cachimbo da paz' de responsa, hehehe.
[]ões

PS: ouvi, sim, o 'Collage' da -ok, retificando- japinha e não me animou nem um pouco a baixar o resto.

woody disse...

Aê, nem precisa ficar justificando não, nóis sabe bem que ocê postou o BJ porque tu é fanzoca de carteirinha.

E mais uma vez naum fica cheteado com o zoeira. Foi maus, Des-cu-pintão!

E vê se ouve direito essa japa aí rapá, porque nem é tão "muderninho" assim!

Hahhhh! O Leugim fica na tua que é conversa de gente grande, vai brincar com seu dildo de borracha vai!

Abraço
WOODY

Edson d'Aquino disse...

Woody, quero ver é vc encarar meu próximo post, hehehe. E não tem nada q se desculpar, deixa pra lá essa meleca toda.
E não sou fã do BJ mas admiro muito o trabalho dele, principalmente os últimos discos, alguns até meio conceituais. Agora o cara só compõe temas eruditos e musicais.
Vou adorar esculachar os trolls que aparecerem por aqui. Mando logo o Paulão 7 Palmos dar uma entubada, hehehe.
[]ões