terça-feira, 5 de maio de 2009

Cristiano Pinho - Pessoa (1997)


Cristiano Pinho nasceu em Viçosa do Ceará e começou a tocar aos 11 anos de idade.Graduado em música pela Universidade Estadual do Ceará, Cristiano Pinho aperfeiçoou seus estudos na escola Ian Guest de Aperfeiçoamento Musical, Rio de Janeiro, onde estudou harmonia e improvisação. Multiinstrumentista, compositor, arranjador e produtor musical, nos palcos e em discos Cristiano Pinho esteve ao lado de inúmeros artistas como Fagner, Amelinha, Ednardo, Fausto Nilo, Kátia Freitas, entre outros. Integrou, de 1988 até 1992, a banda do cantor e compositor Cid Guerreiro em suas turnês no Brasil e nos Estados Unidos e em suas apresentações em trios elétricos e em programas de televisão.Desde 1997 integra a banda do cantor e compositor Fagner em suas turnês pelo Brasil e Portugal e em suas apresentações na televisão, tendo participado, também, de vários CDs e DVDs do artista. Em janeiro de 1997, Cristiano Pinho lançou o seu primeiro álbum de música instrumental, intitulado “Pessoa”.


Elogiado pela crítica e público, o álbum reúne músicos como Pantico Rocha, Jorge Helder, Antônio José Forte e Adelson Viana. No repertório, composições de Cristiano Pinho, uma parceria com o pianista Antônio José Forte e a regravação de “L’Eternel Dèsir”, composição do guitarrista belga Philip Catherine.Cristiano Pinho foi convidado para participar de uma coletânea de música instrumental brasileira, ao lado dos músicos Torquato Mariano, Vitor Biglione e Rildo Hora, entre outros, com a música “Por Aí”, uma das faixas do álbum “Pessoa”, de sua autoria. A coletânea, intitulada “Brazilian Nigths”, foi lançada apenas nos Estados Unidos pela gravadora Vison. A revista Guitar Player publicou matéria especial com o guitarrista em fevereiro de 2004. Em abril de 2004 o guitarrista tocou, como músico convidado, com a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, sob a regência do maestro Roberto Minczuk, na sala São Paulo. Cristiano foi convidado para tocar a peça contemporânea concerto grosso nº 2, para violino, violoncelo e orquestra, do compositor russo Alfred Schnittke, primeira peça erudita com partitura para guitarra elétrica executada pela OSESP.


Em fevereiro e março de 2006, participou do Festival de Jazz e Blues de Guaramiranga ao lado de nomes como Kenny Brown (EUA), Lina Nyberg (Suécia), Leny Andrade, João Donato, Leo Gandelman e Márcio Montarroyos, nas cidades de Guaramiranga e Fortaleza, no Ceará.Em janeiro de 2007 Cristiano apresentou-se novamente no Centro Cultural Banco do Nordeste, em Fortaleza, dando início a uma série de shows que fará, ainda em 2007, em algumas cidades do interior do Nordeste como Crato - CE (SESC), Juazeiro do Norte – CE (CCBNB), Nova Olinda – CE (Fundação Casa Grande) e Souza – PB (CCBNB).Cristiano Pinho foi o responsável pela direção musical do álbum “Fortaleza”, do cantor e compositor Fagner, lançado em maio de 2007 pela gravadora Som Livre. Atualmente está produzindo o seu segundo álbum de música instrumental.




Pessoa (1997)
LINK:http://sharebee.com/5de55595

7 comentários:

Edson d'Aquino disse...

Eu ia te dar a idéia de postar esse disco, apesar de vc já tê-lo feito lá no CB&M. Transmimento de pensação?
[]ões

Nino Cariello disse...

Valeu Edson,
Esse disco é muito bom mesmo não?!
Quem ainda não conhece não deveria perder a oportunidade.

Grande abraço
Nino.

Edson d'Aquino disse...

Sabe aquele do Pantico? Não vais acreditar, mermão. Encontrei lacradinho por 3 merréu na lojinha daquele meu camarada aqui no Rio. Arrematei no ato e se chorasse um pouco saía de graça, hehehe. Muito bom disco.
[]ões

Nino Cariello disse...

É assim mesmo até o do 'Rei' tá baixando...ainda bem.
Não tenho esse ainda, os caras estavam no Altas Horas este sábado.
Se quiser postar já vou pra fila...

Big clash disse...

Ainda não conheço...diante de tão boas referências tô baixando agora.

Edson d'Aquino disse...

Se me permite, Nino, farei as honras com muito prazer. Só fica difícil de scanear digipack, mas eu dou um jeito.
Agora deixa eu fechar a tampa...Zaqueu, manda um caldinho de feijão!...que vou começar a preparar o post de niver do meu 'headbanger-eternamente mirim'.
[]ões

Nino Cariello disse...

Edson
Voce é meu Guru, não pede MANDA!