A SOCIEDADE FELA-DA-PUTA DE GERALDO LUZ
Ricardo Kelmer
Como definir o som de Geraldo Luz? Taí uma missão tenebrosa. A coisa mais razoável que consigo pensar é uma fusão antibiológica de Raul Seixas com Augusto dos Anjos e Tiririca. Genial, brega, bizarro, profundo e hilário. Ou seja: indefinível.
Suas músicas são baladas de melodias simplórias, conduzidas por uma inacreditável verborragia que mistura crítica social, literatura, filosofia, anarquismo, sacrilégios explícitos e sodomismos irreparáveis. Entendeu? Poizé. Você não sabe se o cara é um grande libertário culto e inconformista falando altamente sério, se ele é apenas um ingênuo bem intencionado, se ele tá é gozando com a cara de todo mundo ou se o cara é louco mesmo.
E aquela capa do disco, o que é aquilo? Uma cruz num morrinho e pregado nela o Geraldo Luz, só de fraldinha e sangrando, aquela barrigona e o bigodinho, todo o jeitão de dono de bodega de periferia. E o título: Decadence Express. Entendeu?
Uma música começa com o Pai-Nosso. Noutra música ele diz que só nos resta a droga e prega que o suicídio ainda é a melhor solução. Uau... Noutra ele diz que tem um certo desprezo pelas mulheres e explica: É que sou totalmente terceiro sexo. Entendeu? Mas a que fica na cabeça da gente no final é o refrão de "Animalismo mercantil", putz, como faz bem pra alma cantar aquela parte que diz: Que sociedade mais fela-da-puta...
Sei pouco sobre a pessoa de Geraldo Luz. Sei que morava em Fortaleza nos anos 1990 e parece que foi policial rodoviário. Parece também que era chegado nos submundos da noite e que morreu em circunstâncias estranhas, uma briga, uma confusão, algo assim. Acho que o pessoal do estúdio em que ele gravou o disco poderia dar mais informações. Ou o baixista Haroldo Araújo, que fez milagre arranjando as músicas.
Seja quem realmente for Geraldo Luz, não dá mesmo pra discordar dele: Que sociedade mais fela-da-puta, que falsa moral, que moral mais escrota...
Ricardo Kelmer, SP/SP, jun2008
Decadence Express (1995)
7 comentários:
Que que é isso, minha gente?? Putz... genial, CBM!
E que resenha fantástica, depois de ver essa capa e ler sobre essa figuraça, vou ter que baixar essa troço right now!!
:D
Aêêêêê Nino!
Já vi que vou gostar deverasmente desse sujeito esculachento! rsrs
Depois volto aqui pros finalmente.
Abração!
ML
Esse é cabuloso,hein Nino?
Vou ouvir o sinistro...rsrsrs
Fala aê moçada da cachaça...
Esse é o "famoso" Geraldo Luz uma figura hilária que não pode faltar na discoteca de ninguém. Se quer rir e se divertir taí 'o cara'.
Grande abraço a todos nossos companheiros de copo.
Nino.
INCRÍVEL ESSE SUJEITO FELA DA PUTA http://www.orkut.com.br/Main#CommTopics?cmm=12071307
sou fan desse "ovni"pena que se sabe tão pouco sobre ele!
Geraldo luz, caraca, bebi e fumei muito com ele. na favela, rua Senhora Santana, bairro Colônia no grande Pirambu. ê tempos loucos!!! inda tenho um CD que ele me deu... Walquiner Diocara
Postar um comentário